Surf Austrália
A melhor época para Surf é entre Dezembro e Abril, devido à incidência de Ciclones no Oceano Pacífico durante o Verão. Mas pode-se dizer que tem onda o ano todo, com menor tamanho, consistência e frequência. Também no verão, a água do mar esquenta e chega aos 26 graus (Temperatura ideal para formação de ciclones). Os ventos predominantes são de Sul (side shore), com incidência de OffShores (terral), devido a água do mar ficar mais quente que o continente, principalmente nas primeiras horas da manhã. No inverno, tem menos swell e água nos 18 graus, com vento um pouco frio, sendo necessário usar roupa de borracha.
As melhores ondas para Surf na Austrália estão na Gold Coast em Queenland, no litoral Norte de New South Wales, a Sudeste de Melbourne - Geelong em Victoria e na West Austrália.
South Stradbroke Island
É uma ilha bem comprida e arenosa, tipo restinga. É pouco habitada, com ligação por "Ferry Boat" com o continente. Pode-se alternativamente, remar os 100 metros que separam a parte sul, ao quebra-mar, (The Spit). A praia é um "beach break", semideserta, muito limpa e bonita, como um cenário de filme (mesmo sem surf, vale a pena passar o dia/acampar na ilha). O fundo é de areia branca, e o tamanho ideal das ondas é entre 3 a 6 pés, costumando fechar quando grande. Várias direitas e esquerdas de ótima formação quebram em toda a extensão da praia, dependendo da direção do swell. 20 km adiante, na ponta norte da ilha, existe um point de direita perfeito, que quebra em uma enseada com dunas. Dificilmente fica crowd, pois para chegar lá, requer carro com tração nas quatro rodas (pode-se alugar no local), além de muita caminhada. Quando o swell vem do Norte (verão), as ondas são tão longas, que alguns surfistas reclamam de dor no joelho.
The Spit, Main Beach, Surfers Paradise, Broadbeach, Miami e Nobby
São na verdade uma praia só, todas urbanas, que recebem nomes diferentes de acordo com o nome do bairro que esta em frente. Quando as condições estão favoráveis tem um surf razoável. Muito similar a Praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O Spit marca também o início das redes antitubarão, que estão posicionadas a cerca de 500 metros da areia. Quando o mar fica pequeno e sem correntezas, estas praias são boas para se aprender a Surfar.
Burleigh Heads
Internacionalmente famosa com fundo misto de pedra e areia. A direita é perfeita, bem longa e tubular. Segura swell ate 15 pés ou mais. Porém sempre esta "crowd", pois a praia é urbana. O clima dentro d'água sempre é tenso. Profissionais e amadores se misturam num jogo de gato e rato no pico, que só permite um surfista dropar por vez. Dica: Chegue à praia antes de amanhecer o dia, e você terá uma meia hora de excelente surf com pouca gente. Alternativamente, fique no terço final da onda, pois a maioria dos surfistas sai na metade do percurso, e o "rabo" ainda é uma ótima onda.
Palm Beach
Começa no outro lado da pedra de Burleigh depois de um quebra mar. Como toda praia longa e aberta, é temperamental, possuindo alguma Lages submersa que em condições ideais pode produzir bom surf. O tamanho ideal é de 1,5 metros, começando a fechar a partir de 2 metros. Boa para aprender com mar pequeno, mas não é nada de especial. No final da praia, encontra a saída de um rio, e ali sim tem um surf de nível chamado de Currubin Point.
Currumbin
Pico de direita com fundo de areia na saída de um rio. A onda é longa, perfeita, um pouco cheia, excelente para pranchão bem como pranchinhas. Segura swell de tamanho razoável, e dependendo da maré, e da força da correnteza do rio, intua nos primeiros 50 metros, onde o drop é realizado literalmente atrás de uma barreira de pedras. Não requer técnica especial, mas alguma forma física se faz necessária devido a corrente jogar para a esquerda, bem como algumas longas remadas para retornar ao pico.
Tugun, Bilinga
Na parte norte tem uma laje que geram direitas e esquerdas (Elephant Rock), com uma onda curta e tubular. Na parte central e sul é aberta com algumas lajes no fundo, sendo muito boa para aprender a surfar, quando o mar menor. O tamanho ideal é entre 1 a 1,5 metros. Nada de especial.
Kirra
Segundo muitos profissionais, australianos e estrangeiros (incluindo Kelly Slater), Kirra são uma das melhores ondas de direita no mundo. É longa, extremamente tubular e rápida, esteja o mar grande ou pequeno. Quando nos dias clássicos é difícil ver amadores na água. Kirra quebra em cima de corais que entram enseada adentro. De acordo com o tamanho o pico chega a ficar à cerca de 400 metros da praia. Quando não tem ondas os corais de Kirra proporcionam um excelente mergulho, com muitos peixes e lagostas para serem capturados. O tamanho ideal é de 6 a 8 pés, que geralmente atrai um crowd respeitável.
Greenmount, Rainbow Bay, Snappers Rocks
Ao lado de Kirra, fica uma sequência de dois points perfeitos de direitas. Snappers Rocks é o mais afora, quebrando em pedra e segurando swell de bom tamanho. Quase sempre golfinhos serão seus parceiros na onda e apesar de muitos surfistas também. Rainbow Bay vem a seguir quebrando metade em pedra e metade em areia. Greenmount é o ultimo da enseada finalizando na praia. Dizem os mais antigos no esporte, que em certas condições, os dois points se emendam gerando um "ride" muito longo, bons para pranchinhas e pranchões, não é raro encontrar várias gerações de surfistas na água. Famílias inteiras, pai, mãe, filho e filha surfistas. O visual destes picos vistos da areia é clássico de filme. Algumas ondas rodam, mas a maioria não. Snappers Rocks foi palco de uma etapa do WCT de 2002. O tamanho ideal é seis pés, com um crowd moderado, que se divide entre os picos.
Duranbah
Sem dúvida essas é a praia mais popular entre surfistas da Gold Coast. O motivo é que sempre tem ondas, por estar voltada para o sul, onde muitos dos swells são gerados. Não interessa o tamanho do mar. Estejam grandes, pequenos ou mínimos. Duranbah sempre tem ondas para os dois lados, quase sempre bem formadas, curtas, perfeitas e tubulares. Sempre esta crowd, mas tem onda para todo mundo. A praia fica protegida por um quebra-mar que gera ótimas direitas e no meio, picos isolados em toda a extensão da praia completam o cenário.
Cabarita
Em uma curva da estrada, logo após o vilarejo de Cabarita, se você não parar num mirante com mesas para lanches e banheiros públicos, você não iria notar que lá em baixo tem uma praia com mais um excelente point de direita. Com uma grande pedra servindo de quebra-mar, a onda pode ser muito longa ou transformar-se em picos isolados. Quando grandes correntes fortes induzem a não remar de volta e sim ir para a areia, andar até o canto da pedra, aonde o forte refluxo da corrente irá te levar como uma catapulta, para perto do pico. Quando pequeno transforma-se em dois points, um com uma praia na frente e o outro com uma boa extensão de pedras para serem ultrapassadas. No lado oposto do morro, tem um beach break com algumas boas ondas, especialmente esquerdas.
Byron Bay
Meca dos surfistas e Hippies nos anos 60 e 70 esta enseada tem uma beleza inigualável. Mesmo nos dias de hoje, Byron ainda tem muitas figuras interessantes nas ruas com roupas coloridas, partidários da paz, do surf, do amor, das artes e do baseado. Ultimamente Byron além de ter um dos melhores points de surf da Austrália, também esta se tornando reduto de cineastas, figurinistas, de gente ligada ao cinema e televisão. Essa pequena cidade de 10 mil habitantes é visita obrigatória, seja você surfista ou não. Tudo começa em um cabo que avança mar adentro, sendo o ponto extremo Leste da Austrália. Na ponta um farol, abaixo três enseadas com fundo de areia onde ondas perfeitas de direita quebram. Golfinhos estão ao seu lado e Baleias mais afora. Quando se dropa na onda, ela se transforma numa parede que entra enseada adentro, dobrando-se num imenso "u", ou seja; você consegue ver as costas da onda que você esta pegando e irá chegar ao final. A água é tão transparente que você vê o fundo de areia branca passar por baixo da prancha, como se estivesse flutuando no ar. Top less é comum nas areias de Byron (apesar de proibido oficialmente) e o centro da cidade é aconchegante, com muitos Cafés servindo comida natural, orgânica e alternativa. Nota: Dependendo da direção do swell, Byron sempre esta menor em tamanho do que outros points.
Lennox Heads, Ballina
É muito difícil encontrar um point de direita tão perfeita e ao mesmo tempo, amedrontador como este. Para começar, toda a extensão do point é composta por pedras grandes, que fazem o entrar no mar uma tarefa delicada para não se machucar ou quebrar a prancha. Só que o sair é mais difícil ainda. Depois tem uma pirambeirazinha para subir, com um capim baixo e espesso, normalmente este lotado, de Taipans e Brown snakes (a primeira e segunda cobra mais venenosa do mundo, ambas com capacidade para matar 100 homens adultos com uma única injeção de veneno). A rodovia passar somente a 50 metros da praia. Como se não bastasse, o mar é muito profundo ao redor e a cor da água é de um azul turquesa muito escuro, super limpa, mas que sugere ser a residência de grandes dentuços, principalmente o Branco e o Tigre. Tirando o que tem dente de fora, mas mantendo a guilhotina. A onda é maravilhosa, muito radical e muito perfeita.
A ordem em Lennox é: jamais surfar sozinho, ser muito experiente em surf, gozar de plena forma física. Nota: Um pouco mais ao sul de Lennox, no ano de 2001, um tubarão (possivelmente um branco) atacou por baixo um surfista. O distinto foi arremessado 5 metros no ar, o bicho foi embora deixando a prancha marcada pelos dentes. O surfista sofreu apenas alguns arranhões e saiu do mar por conta própria, mais branco que o poliuretano exposto da prancha.
Bells Beach
É uma "Surfing Mecca" que sedia o mais antigo evento profissional de Surf no mundo, o Rip Curl Pro, que fica a poucos minutos de carro de Torquay. Surfistas descobriram Bells Beach no início de 1950, tendo se tornado a primeira reserva de surf no mundo em 1971, toda a área de é constituída de vários picos separados como: Wink pop, Bells Bowl, Rincon, Centreside e Southside. As ondas de Bells são para a direita e entra enseada adentro (não é para iniciantes). Quando está bom é uma das melhores direitas da Austrália e do mundo, bastante tubular, rápida e longa. Uma roupa de borracha cai bem na área, pois a água é um pouco fria e o vento pode incomodar.
Jan Juc
Em frente às falésias vários picos de Surf são bastante procurados pelos surfistas. A praia de areia fina também é boa para nadar, em sua parte abrigada. Birdrock é o nome do point mais procurado pelos surfistas e também fica perto de Torquay.
Aglesea
É uma pequena cidade ,109 km a sudeste de Melbourne e também na Great Ocean Road. Anglesea e arredores tem ótmas praias para o surf.
Urquhart Bluff
Saindo da Great Ocean Road antes de Aireys Inlet a praia é longa, de areia, com cavernas, cantos de pedras e piscinas naturais nas pedras. Tem Surf razoável, também é boa para pesca ou caminhadas.
Easter View
Outra grande faixa de areia e similar a descrita acima. Quando as condições estão favoráveis oferece boas ondas.
Fairheaven
Com mais de 6 km, tem boas ondas, para Surf e Body board. Direitas e esquerdas em picos isolados quebram ao longo da praia, com as condições favoráveis produzem bons tubos.
Lorne
Tem um pico de direita no canto da pedra e picos isolados ao longo da praia.
Mapa Austrália Gold Coast / Great Ocean Road